[ HOME ] 

SANDRO CÔDAX, sempre foi um aficionado por literatura, e já há alguns anos, viu-se arrastar por este mundo de sonhos e fantasias, de glórias e derrotas, onde sim-ples personagens ganham vida, onde simples mortais tornam-se deuses. Estreou no mundo literário no ano de 2004. Sua escrita moderna e direta, e forte senso crítico sobre as relações humanas, tem agradado em cheio ao público. Impossível, é conter sua criatividade que fervilha e não cessa. Contra todas as dificul-dades de um mercado editorial cada vez mais fechado e concen-trado, continua a desenvolver seu trabalho, lutando heróicamente por seu espaço.

 
 

Baixe as fontes para melhor visualizar a homeblog.

// Solombras

a carne é fraca,
e o desejo...
é incontrolável.

// Arquivos e Contos

  • Batracomiomaquia
  • Olá Dona Morte!
  • Querubins
  • Os 360 Céus
  • Batatas Fritas Voadoras
  • "Independência ou Morte!"
  • A Pétala
  • Punk 77
  • Numeral
  • Bolo D'água
  • Tarde Ventibus Ossa
  • Canto de Outono
  • A Energumena Grei... (fragmento).
  • Da árvore que há em nós
  • Rês Rente a Rés
  • Anjo torto
  • Coleciono Pedras, Amores e Outras Decepções.
  • O Doce Cheiro do Medo
  • Graciosas Desgraças de Hienas
  • De Humanos, Títeres e Marionetes
    O Fígado Controla o Homem
  • // Insanidades Diversas

  • Processo Criativo
  • Filo, Edge...
  • Griloceraptors
  • Ivanovitch para Presidente!
  • SD: "Troféu Óleo de Peroba"
  • Delírio Musical: "Anjos Caídos".
  • DM: Nome Aos Bois (versão anos dois mil)
  • Comida Diet!
  • Coletâneas Clandestinas
  • Cristo e a Abelha
  • Homenagem a Mulher
  • Núpcias de Jesus com Débora
  • C.O.S. (Devotos do Ódio)
  • "O HOMEM QUE SABIA MENTIR" entre o Top 50
  • O Pecado de Cristo
  • "Campanha Livros Com Asas"
  • SD: Adicione um multi-tradutor em sua página
  • Em dias de BBB...
  • A Vingança de Prishchepa.
  • Viva o Dia das Mães
  • DM: "Inferno".
  • O Sal: do Engodo.
  • SD: Intervenções
  • DM: "Colossal".
  • Lei Seca
  • HQ: "Você" - Raul Seixas
  • SD: Dilemas e Ditados
  • O Cemitério de Kozin
  • Pesquisa de Livros do Google : O homem que sabia mentir
  • O Filho do Rabino
    Muito Além do Cidadão... (Ivanovitch)

  • // Insanos pela Rede

  • Achel Tinoco
  • Eric Novello
  • Putrefação
  • Armanon
  • Príons
  • A Guerra das Sombras
  • Contos de Arian
  • Alma Poética
  • Caroline Borja
  • Cristina Lasaitis
  • Martha Argel
  • Nelson Magrini
  • Túlio Siqueira
  • André Ferrer
  • Flávio Circini
  • Em transe com meu elo perdido
  • Pela senda ao infinito próximo
  • Poeta Gaivota
  • Pé na Cova
  • A Estante Mágica
  • O Psicopata Enrustido
  • Universitário Falido
  • Babes With Books
  • Uma Foto e um Poema
  • Mutantes Na Foto
  • Studo Mudo (música)
  • Praticando Física
  • // Parceiros

     
    Google

    Assine nosso feed.

    // TAG RANKING

    AMOR ANJO ASAS BEIJO BBB BRANCA+DE+NEVE CARTA CEUS CONTOS DEGREDADOS DINHEIRO ESCRITOR EVA FLORES FOGO GLORIA GUERRAS HOMENAGEM HQ LIVRO MEDO MENTIR MORTE MULHER MUTANTES PECADO QUADRINHOS SERIES SOGRA SONHOS VIDA VIRGEM+MARIA ZERO

    // Translation

    Welcome. Bienvenue.
    Willkommen. Benvenuto.
    добро пожаловать. Recepción.
    Välkomnande. 歓迎. 欢迎.

    Adicione este tradutor em seu site [clique aqui].

    // Campanha "Livros com Asas"

    Achou um livro? Digite o código.

    powered by Lemmy Godkill
    Esta é uma campanha que visa incentivar a leitura. É uma prática conhecida como “bookcrossing”, e consiste em deixar um livro “perdido” voluntariamente em algum lugar público, para que as pessoas possam desfrutar de uma leitura inusitada.

    Se você encontrou algum livro perdido, digite o código acima e nos diga onde o encontrou. Aproveite e veja por onde o livro já voou... [leia mais]

    Participe, e divirta-se!
    Deixe os livros voarem!

    VEJA TODOS OS LIVROS PARTICIPANTES.

    // Insanidades Retalhadas

    Acompanhe as séries:

    Posts recentes:

    NA INCOERÊNCIA DAS ERAS:
    Segundo semestre do ano de 1987.

    DELÍRIOS MUSICAIS:
    Pés de Portinari

    // Colaboradores

    // LEMMY GODKILL (quadrinhos)

  • HQ: Terapia Psiquiátrica
  • HQ: Outra Terapia Psiquiátrica
  • HQ: A fuga
  • HQ: A fuga 2
  • HQ: O Cavalouco
  • HQ: A Minha Religião
  • HQ: O Duelo
  • HQ: Tião "O Pensador"
  • HQ: O Segredo
  • HQ: O Louco Mundo Animal
  • HQ: O Duelo II
  • HQ: Totó
  • HQ: Brincando de Arco e Flexa
  • HQ: Vaidade?
  • HQ: Novos Pacientes, novos Problemas
  • HQ: Quem é o quê?
  • HQ: Branca de Neve e Os Sete Anões
  • HQ: Manga Madura
  • HQ: Uma Outra Pescaria
    HQ: Que jóia!

    // LUIZ DIAZ

  • Amai-vos
  • O Triste Destino da Paz
  • Agonia de um soldado pós-vida
  • DM: Que Dois de Luta
  • Nove de Maio
  • Da Vida vai pra Morte, da Morte vem pra Vida
  • Ontem olhei para elas, brilhavam...
  • Agora Não Dá Mais
  • Hino Irracional
  • Tudo é
  • Mouros e Cristãos
  • As Aventuras de Jasão nas Terras de Nazaré
  • Homenagem a Caeiro
  • Como vais Cinderela?
  • Apenas Sozinho
  • Vossa Pequenez
  • Três Meses
    Então... Solidão

    // Social

    // DESAPARECIDOS

    DANILO HENRIQUE VICENTE
    No. Queixa: 3988/2003
    Sexo: Masculino
    Data de nascimento: 08/08/1986
    Pai: SEBASTIÃO DE JESUS VICENTE
    Mãe: CLEIDE RAIMUNDO VICENTE

    Desapareceu em: 28/02/2003

    ++++++++++++++++++++

    RAFAELA REGINA DE MATOS
    No. Queixa: 17481/2007
    Sexo: Feminino
    Natural: SÃO PAULO
    Data de nascimento: 11/07/1993
    Pai: JOSE CANDIDO MATOS
    Mãe: MARIA JOSE DE MATOS

    Desapareceu em: 19/10/2007

    ++++++++++++++++++++

    INFORMAÇÕES:

    E-mail: pessoasdesaparecidas@ssp.sp.gov.br

    ++++++++++++++++++++

    INSANOS,
    já visitaram esta página,
    em mais de 20 países.


  • “Ó, SERES FRACOS DE VONTADE E DE ESPÍRITO! GENTE DE POUCA FÉ! QUE NÃO APRENDEM NEM COM O AMOR, NEM COM A JUSTIÇA; NEM COM O FERRO, NEM COM O FOGO! POBRES DEGREDADOS FILHOS DE EVA! POSSUIDORES DE CORAÇÕES DE PEDRA, QUE NEM O SANGUE DERRAMADO DE CRISTO, FOI CAPAZ DE TOCAR; QUE NEM OS OLHOS LACRIMOSOS DA VIRGEM MARIA, SÃO CAPAZES DE ENTERNECER. CONTINUARÃO A VIVER EM GUERRAS, E RANCORES; HÃO DE ENFIM SUCUMBIR A FOME, AOS DESASTRES E HECATOMBES. SE PERDERÃO EM SUA VAIDADE E AMBIÇÃO; QUERERÃO POSSUIR OS CÉUS; QUERERÃO ASSENTAR-SE A MEU LADO MESMO SEM MERECER; MAS DECAIRÃO COMO LÚCIFER; POIS, HOMENS E ANJOS, FORMEI-OS DE TODO LIVRES, E LIVRES SERÃO SEMPRE, MESMO QUE INSANOS”.

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Sandro CôdaX

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    22 August 2006

    "Independência ou Morte!".

    “Que será fortuito?
    Forte e gratuito?
    Também lembra furto”.

    Drummond



    Aqui estou eu, dentro de um banco.
    Acordei cedo no dia de hoje, para vir trabalhar, já que moro longe. Peguei minhas coisas, minha roupa, minha arma e vim para o banco fazer o meu trabalho. E agora aqui estou eu dentro do banco sempre vigilante, aguardando para agir a qualquer momento. Vejo várias pessoas entrando no banco: executivos, office-boys, senhoras, rapazes e garotas, enfim, gente de toda tipo e de todo nível social. Vez por outra, uma destas pessoa passa e me nota, me observa, e segue em frente.

    Mas hoje não estou me sentindo muito bem, estou tenso, minhas mãos estão suando. Não sei dizer bem o porquê, mas estou muito tenso. Sempre fui uma pessoa muito controlada, fria, mas não sei... hoje não estou bem. Minha cabeça está doendo, parece que vai explodir.
    Bem, quem sabe não seria melhor eu ir para casa descansar, talvez amanhã eu esteja me sentindo melhor para fazer meu trabalho.

    Daqui eu posso ver o segurança que está do outro lado do banco, ele também está alerta para tudo. Será que ele também está tenso hoje? Isso eu não posso responder, mas posso notar que ele está com o semblante fechado, a cara séria.

    O banco está bem cheio. E todas essas pessoas, podem, de repente, terem suas vidas entregues a minha mercê, onde eu serei o responsável por sua sorte, ou seu infortúnio. Mas eu não posso pensar nisso, se não, eu não irei conseguir realizar meu trabalho direito. Infelizmente, eu tenho que pensar, primeiramente, em mim mesmo, em minha família, e no trabalho que tenho que realizar, independente de tudo.

    Na bem da verdade, eu não queria, ter que realizar esse tipo de trabalho. Na verdade mesmo, eu queria ser arquiteto; meu sonho era ser arquiteto, construir casas, lares de fraternidade e carinho, ninhos de felicidade e paixão. Mas a vida é assim mesmo, nos sufoca, e nos amarra os pés ao chão, sem ao menos nos dar chance de voar e sonhar. Temos que nos deparar com a triste realidade de não ter o que pôr na mesa de sua casa, de não ter o que pôr na boca de seus filhos. Então somos obrigados a fazer coisas que não gostaríamos, de realizar coisas das quais poderemos nos arrepender um dia.

    E aqui estou eu, preparado para realizar meu trabalho, independente de outras tantas pessoas de outras tantas famílias que estão dentro deste banco, e que talvez estejam passando por necessidades quase tão grande quanto a minha. Mas que todos eles me perdoem se não penso na condição em que cada um está, pois eu vim aqui realizar meu trabalho, e irei fazê-lo de uma forma ou de outra.


    É... olhe só aquela senhora idosa reclamando como o atendente do banco, ela está nervosa, gritando muito. A senhora começou a chorar, deve estar desesperada, não sei... Todos pararam para olhar a ela, e quem sabe, sentirem-se melhor com isso, constatando que aquela pobre mulher está passando por sofrimentos mais duros e mais pesados do que elas próprias, agradecendo assim por sua relativa desgraça.
    É assim sempre. Sempre irão existir pessoas em melhores condições do que nós, mas também, sempre irão existir pessoas em piores condições do que a gente, para nos dar uma certa resignação na vida.



    Acho que é chegado o momento de agir. Puxa, de repente, me deu um frio na espinha. Não sei, estou tendo um mal pressentimento, acho que o dia de hoje não vai terminar muito bem.
    O segurança do outro lado do banco continua impávido, olhando com indiferença, para o desespero daquela senhora.
    Então é minha hora de agir, agora que todas as atenções estão voltadas para aquela senhora, é só eu caminhar em direção ao segurança.


    Até que enfim... enfim irei terminar logo com isso, chega de esperar, chega de angústia. Agora é tudo ou nada, daqui para frente, não há mais volta, é só eu dar meu brado de Independência ou Morte!
    Infelizmente, é a necessidade que me move. Não há como viver em paz, quando a própria sociedade lhe rouba esta benesse.
    O segurança não está notando minha aproximação, ele parece estar realmente num dia ruim, deve estar tenso também. É só eu puxar minha arma e rendê-lo.

    – O que é isso?! – me disse o segurança, assim que viu minha arma apontada para ele.

    – Me dê sua arma?! – eu disse.

    – Minha arma?! – ele perguntou assustado.

    – Sim sua arma! E me acompanhe até o caixa em silêncio.

    Ele fez o que eu disse. As pessoas dentro do banco estavam tão ocupadas vendo a confusão que a senhora aprontava, ou então tão ocupadas com seus próprios problemas que nem notaram o que estava acontecendo.
    Aproximei-me do caixa, junto ao segurança e disse ao rapaz do caixa, dando-lhe minha mochila:
    – Esvazia sua caixa e ponha tudo dentro desta mochila! Isto é um assalto!


    Ele olhou assustado para o segurança que eu mantinha refém. O segurança lhe respondeu afirmativamente com a cabeça. O caixa então, fez exatamente como eu disse, pegou todo o dinheiro e colocou dentro da mochila. E isso se repetiu, com outros dois caixas que atendiam.
    Mas para azar meu, de repente, apareceu outro segurança de dentro do banco:
    – Parado! Largue sua arma! Todo mundo no chão, protejam-se!

    As pessoas entraram em desespero, gritaram, e choraram. E eu também me assustei com aquilo, não esperava por outro segurança. Ele ficou imóvel com a arma apontada para mim. Um desespero enorme começava a me dominar. Eu nunca tinha feito aquilo, e logo no primeiro assalto que me propus a realizar, as coisas começavam a dar errado.
    O segurança armado estava resoluto, imóvel com a arma em punho. Mas em um minuto de sobriedade eu disse a ele que soltasse a arma senão eu atiraria no outro segurança que eu mantinha refém.
    – Mas meu senhor eu sou um pai de família! Não faça isso comigo pelo amor de Deus! – disse-me, o meu refém.
    O sangue me ferveu na cabeça, o que era aquilo que eu estava fazendo.
    “Meu Deus, a que ponto cheguei?!”

    Mas agora era tarde! “Independência ou Morte!”

    – E eu também sou um pai de família meu amigo! – respondi a ele. – E é por isso que estou tomando uma atitude tão extrema!

    – Mas pelo amor de Deus, pense em seus filhos, não faça isso!

    – Eles não saem de minha cabeça, tenha certeza disso! E é por eles não ter o que comer que estou fazendo isso.

    O segurança armado, se aproveitando de minha distração, havia se aproximado perigosamente, e num movimento de reflexo, desferi-lhe dois tiros. Um lhe atingiu na perna esquerda e outro na altura do abdômen.

    A partir daí, o nervosismo e o desespero tomaram conta de mim por completo, e também de todos que estavam dentro do banco.
    Berrei aos outros caixas que enchessem também a mochila com o dinheiro. Eles terminaram de encher a mochila tremendo e se borrando de medo. Peguei minha mochila e a joguei no ombro esquerdo.


    Fui então, saindo lentamente, com o segurança ainda como meu refém. E como eu não tinha experiência nenhuma naquilo, nem tive o trabalho de pegar a arma do segurança em que eu atirei, erro do qual me arrependi profundamente.
    Ele pegou a arma e ainda deitado no chão, disparou em minha direção. O tiro me acertou no braço esquerdo. Por sorte foi de raspão.
    Enfurecido com aquilo, com o ódio em meus olhos despertado pela dor, disparei vários tiros na direção do segurança. Acertei mais uns dois tiros, e ele não resistiu.
    Só que, segundos depois, uma coisa me chamou a atenção: um pouco mais atrás uma mulher chorava e esbravejava com uma menininha em seus braços toda ensangüentada. Eu havia atingido a ela com um tiro.
    Aquilo me mortificou... me tirou da realidade...


    Foi como se tudo sumisse a meu redor. Não havia mais banco, não havia mais segurança refém, não havia dinheiro, não havia mais nada.
    Por um momento, aquela menininha, pareceu-me ser a minha própria filha. Corri para lhe acudir com os olhos cheios de lágrimas. Sua mãe me espancava, me chamando de assassino.
    Passei minha mão, na testa daquela pobre menininha toda molhada de sangue, tremendo muito e totalmente arrependido por ter feito aquilo.
    Só fui despertado daquele meu delírio, quando vários projéteis incandescentes chocaram-se em minhas costas, trazendo o gosto de ferrugem e fel a minha boca.
    Virei-me e vi um homem a paisana, que provavelmente deveria ser um policial, com uma arma em punho, ainda apontada para mim.
    Mas eu já não estava mais com a arma em minhas mãos; já não estava mais, com ar em meus pulmões; e o sangue, mal chegava a minha cabeça. Minha vista escureceu-se rapidamente...

    ... e aquela menininha parecia tanto com minha filha.



    // Rabiscado por SANDRO CÔDAX
    10:58 AM 3 comentário(s)

    Escreva, comente, aja!

    <<

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++